Recebeu um convite para um casamento ao ar livre e não sabe o que vestir? Nessa hora começam a surgir milhares de inseguranças, ainda mais quando o evento foi planejado com cerimônia de dia e festa à noite.

Embora esteja cada vez mais em alta, o casamento ao ar livre no jardim ou no campo ainda é um pouco diferente do clássico brasileiro. Fora da igreja, a celebração pode (ou não) seguir caminhos fora dos padrões.

Se for celebrado à tarde, ainda traz a dificuldade de escolher um traje apropriado para um evento à luz do dia. “À noite as pessoas costumam ‘errar’ menos, porque sempre foi muito mais comum termos festas noturnas”, comenta a empresária Camila Gottardo, formada em moda. E aí, vem aquela tradicional dúvida: “Com que roupa eu vou?”.

Muitas noivas aqui do Galeria Jardim, como a Camila, contaram que seus convidados pediram ajuda nessa hora. Tentando facilitar essa troca de ideias entre noivos e convidados, a artista plástica Mary Dutra montou no seu site de casamento uma página dedicada a dar dicas de looks.

Seleção de looks para convidados usarem em um casamento ao ar livre no Galeria Jardim

Página do site de casamento da artista Mary Dutra com uma seleção de looks para inspirar os convidados

“Como o meu casamento começou no início da tarde, com sol, e seguiu até a noite em um lugar aberto, meus convidados ficaram um pouco sem saber como se vestir. Principalmente os homens”, conta Mary. Percebendo a dificuldade, ela fez uma seleção de fotos para inspirar os amigos. “Essa ideia de colocar referências no site foi legal porque movimentou os convidados, muitos se empenharam. Vários homens, que geralmente deixam para ver roupa em cima da hora, saíram para comprar”, lembra.

Iniciativas como essa são bem legais. Mas se os seus amigos noivos não facilitaram a sua vida assim, calma. Nossas noivas podem te ajudar! Conversamos com profissionais ligadas à moda e à arte que casaram recentemente no Galeria Jardim para reunir as melhores dicas para looks apropriados a casamentos ao ar livre.  Confira:

Ao ar livre não é sinônimo de despojado

Não é porque terá cerimônia ao ar livre que o casamento vai, necessariamente, ser mais despojado. A vantagem de fazer a celebração ao ar livre é justamente não marcar um estilo específico, podendo ser desde o casamento mais clássico ao mais rústico, à escolha dos noivos. Por isso, é importante verificar o estilo do casamento antes de pensar na sua roupa.

“Mesmo diurno e ao ar livre, o casamento pode tender mais para o clássico. Neste caso, identificar a vibe do evento pelo estilo do convite e pelo site é uma ótima dica na hora de definir de fato o look”, indica Thami Reis, formada em design de moda pelo Senai.

Caso o estilo seja realmente mais descontraído, atenção redobrada na hora de fazer suas escolhas. “Tenho medo do informal no Rio de Janeiro. Quando você diz que não precisa ir arrumado demais, as pessoas já lançam um chinelo ou bermudão!”, brinca Camila Gottardo.

É importante compor um visual que não passe a impressão de muita formalidade, mas que seja acima do “padrão dia a dia”. “Casamentos de dia não são informais, pois são casamentos! O valor está na importância do evento e não no horário ou local em que acontece”, ressalta.

Um toque de cor

Muitos casamentos ao ar livre tendem a ter dois momentos diferentes: a cerimônia à tarde, com o dia ainda claro, e a festa à noite, que pode, inclusive, ser realizada em um salão fechado, como costuma acontecer no nosso espaço. Assim fica ainda mais difícil escolher, principalmente, que cores vestir. Será que pode colocar uma cor escura para um evento que começa ainda de dia, com sol alto?

Vestido florido para casamento ao ar livre Galeria JardimBia Vianna lembra que na moda nada é regra e nada é rígido. “Hoje em dia, depende mais do estilo da pessoa. Mas, por causa do calor, indico evitar cores escuras, para o bem-estar de quem está usando”, aponta a profissional, que é especializada em Jornalismo de Moda.

A produtora de moda Roberta Reis também concorda com a recomendação: “Seria bom evitar cores escuras de dia! Até porque se for um casamento no verão (ainda mais no Rio de Janeiro), fica difícil aguentar o calor com a cor escura”. Para fugir do calor, aposte em cores mais claras: “Vamos abusar dos tons pastel para o dia. Outra ideia é apostar nas estampas. Elas são apropriadas sim, só é preciso tomar cuidado com o tipo de floral e o tipo de colorido para não te desfavorecer”.

Os homens também podem seguir nessa linha de tons mais leves, evitando o excesso de preto. Os que gostam de usar terno podem optar por um modelo em cinza claro, azul claro ou até marinho.

Mas e aquele vestido preto que sempre salva? Será que não pode ser uma opção? Quem responde é Thami Reis: “Um pretinho básico elegante sem muita informação cai bem em qualquer tipo de casamento! Fica por conta dos acessórios e da maquiagem darem o diferencial necessário. De dia, por exemplo, pode-se usá-lo com acessórios coloridos, e à noite, explorar o brilho e uma maquiagem mais imponente”.

Apesar da moda não ter regras quanto a cores, a etiqueta avisa que é de bom tom evitar o branco, tradicionalmente a cor da noiva. “O uso de vestidos longos no tom off-white ou branco para as convidadas são vistos como deselegante, independente do estilo do casamento”, explica Thami. Outra cor a ser evitada é o verde, “para não ser confundido com o cenário campestre”, como comenta Bia Vianna.

Detalhes que fazem a diferença

Como já adiantou a profissional de moda Thami Reis, o acessório bem escolhido é capaz de dar um up até em um modelo básico. O mesmo vestido pode ganhar diferentes usos de acordo com a composição de colar, pulseira e brincos.

Pensando nisso, a designer de joias Bianca Caravelos separou algumas dicas: “Se o seu look for estampado, aposte em acessórios mais neutros. Se for liso, equilibre usando pontos de cor nos brincos e sapatos, por exemplo. Uma outra dica boa é usar cintos, que acrescentam personalidade extra ao seu look”.

E quanto ao brilho? Combina com eventos diurnos? Bianca acredita que precisa ser bem dosado: “É possível usar brilho em qualquer ocasião, mas, em caso de uma cerimônia diurna, é mais elegante deixar para os detalhes. Pequenos bordados em lugares estratégicos, por exemplo, ao invés de um vestido inteiro de paetês”.

Mas se a festa for à noite, o brilho está liberadíssimo. “Para eventos noturnos, substitua pontos de cor por pontos de luz e arrase no brilho”, completa a designer da Elo Acessórios.

Vai ter salto na grama, sim!

sapato para festa de casamento ao ar livre Galeria JardimOutro item muito importante a considerar, principalmente para as mulheres, é o sapato. Para cerimônias celebradas no jardim, o ideal é optar por sapatos que deem firmeza na hora de caminhar. “Os melhores saltos são as anabelas ou flatform por darem mais segurança para andar na grama”, revela Roberta Reis, que já trabalhou como figurinista do canal GNT.

Além do piso, também vale verificar o ambiente. “Aconselho saltos mais grossos e confortáveis, pois casamentos ao ar livre costumam ser realizados em lugares grandes, onde é necessário se deslocar mais”, lembra Thami Reis, sócia do projeto Renovvi, um novo conceito em brechó boutique.

Mas ainda encontramos aquelas que se arriscam em saltos mais finos e altos. Mary Dutra, por exemplo, escolheu um salto super alto para usar durante a sua cerimônia (rapidamente trocado por um tênis All Star na hora da festa). “Eu testei antes! Eu calcei a sandália e fui caminhar pelos jardins. A grama estava firme, então não tive problema”, conta a noiva, que no dia também avisou às amigas.

Guerra aos jeans

Roupa para convidado homem em casamento ao ar livre Galeria Jardim

Tudo bem que o casamento vai ser ao ar livre e talvez tenha um tom despojado, mas isso não quer dizer que os homens podem trocar as calças mais sociais por jeans. “Não é porque o casamento é no campo que você vai usar bermuda ou calça jeans”, enfatiza a produtora Roberta Reis. Opinião reforçada por Thami Reis: “Homens podem abrir mão do blazer e da gravata, mas desaconselho o uso de jeans, a menos que os noivos deixem claro tal grau de despojamento”.

“Os homens sabem colocar um terno ou uma roupa informal. Mas eles têm dificuldade em acertar num meio termo, em escolher um look ‘informal arrumado’”, avalia a designer Mary Dutra. “Eu pensei muito nos homens quando montei o site. Queria fazer uma seleção para eles entenderem que o look não era tênis e calça jeans, não era tão informal”.

E se fizer frio?

Pashminas para convidados de cerimônia de casamento ao ar livre Galeria JardimPara os cariocas, acostumados a dias mais quentes, o clima frio é outro aspecto que dificulta a escolha do visual. Em locais abertos, jardins e campos, o clima costuma ser mais fresco que na cidade, até mesmo fora do inverno. Por isso, é bom se prevenir. Algumas ideias para espantar o frio são: vestidos longos, vestidos com manga longa, meia-calça e pashminas. Para os homens, terno e blazer ajudam a esquentar.

“É legal pensar em uma peça que aqueça e tenha a ver com o evento. Pode ser um casaco de paetês para garantir o brilho do look, um colete ou casaco de pelos fake, que traz sofisticação. É importante levar em consideração o evento e o vestido”, instrui Bia Vianna, CEO da ÀMdC.

Ideias para compor o visual em casamentos ao ar livre

Depois de verificar o estilo do casamento, o horário, o local e a previsão do tempo, você está pronto para começar a pensar no que vestir. Nessa hora, quanto mais referências tiver, mais fácil vai ser a tarefa de escolher o que gosta ou não nos cabides das lojas. “Se a ocasião é especial, pesquise, guarde imagens de roupas, tecidos, texturas. Com referências, você sairá para decidir seu look de forma mais consciente e segura”, orienta Bia Vianna.

Para finalizar, deixamos as últimas dicas e uma galeria de fotos para te inspirar. E um agradecimento especial a todas as profissionais que colaboraram!

Mulheres

“Para eventos diurnos, procurem abusar dos tons claros e pastel. Óbvio, sempre tomando cuidado para não parecer branco e ‘combinar’ com a noiva. Use e abuse das rendas, tricô, transparências, comprimento midi e vestidos com tecidos fluídos. E tentem sempre pensar que menos é mais! Se acha que o vestido está simples, coloque um acessório bacana, faça uma make mais ousada ou um penteado que lhe valorize.”
{Roberta Reis}

“Casamento com cerimônia de dia ao ar livre combina com tecidos fluidos, estampas, vestidos curtos ou longos. Se o casamento for noturno, recomendo brilho, tecidos mais estruturados, modelagens mais elegantes (o longo é o mais utilizado) e uma maquiagem mais imponente.”
{Thami Reis}

“Eu tento fugir um pouco daquela formalidade tão padrão que fomos ensinados a usar. Gosto de compor o look usando um sapato mais informal com um vestido mais arrumado. Ou uma bolsa maior. Eu tento explorar as roupas de uma forma diferente.”
{Mary Dutra}

“Invista nas estampas, nas cores quentes e procure acessórios especiais e atemporais: aqueles que você vai poder usar muitas vezes!”
{Bianca Caravelos}

“Para cerimonias de dia e ao ar livre, você deve priorizar o conforto! Existe grama, vento, sol, chuva… tudo! Então acredito que o conforto seja tão importante quanto a beleza. Para cerimonias à noite e em salão fechado, você pode usar o salto, não precisa se preocupar com o frio e os penteados só irão desmanchar se você dançar muito! O vento e o suor não serão problema.”
{Camila Gottardo}

Homens

“Calças e camisas de linho são super adequadas, assim como o uso de cores mais claras. Para os homens mais estilosos, as gravatas borboletas, suspensórios, e detalhes estampados costumam ser acessórios queridinhos nesse estilo de casamento.”
{Thami Reis}

“Se o traje for mais livre os homens podem usar uma camisa social bacana, camisa ou calça de linho, um blazer e um mocassim. Para aqueles que gostam de usar terno, invista em cores mais claras.”
{Roberta Reis}

“Escolha um look ‘informal arrumado’. Vale incorporar um blazer colorido, de repente combinando com uma calça dobrada. Outra ideia legal é combinar um All Star novo com um blazer. Mas tenha em mente que quando você escolhe um look, ele tem que ter um pouco da sua personalidade.”
{Mary Dutra}

“Abra mão do preto, use uma bela camisa e invista nos acessórios. Um relógio maneiro e um sapato moderninho podem te deixar como os rapazes do Pinterest!”
{Camila Gottardo}

“É tão raro ver ousadia masculina nesse tipo de evento, então não tenha medo de sair do padrão: invista em camisas e gravatas coloridas ou com padronagem e, se for possível, não use terno preto.”
{Bianca Caravelos}

Por Katryn Dias
Fotos: Uma Rosa Filmes| Thrall Photography | Cadeira Amarela | Juliana Pessoa

%d blogueiros gostam disto: