30
mar

Jardins do Rio promove integração com a natureza em Ilha de Guaratiba

por Katryn Dias

Em 2016, o Galeria Jardim se transformou em um verdadeiro centro de exposições. Sediou a segunda edição do Jardins do Rio, uma mostra de plantas ornamentais promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Além da exibição e venda de espécimes cultivados na região, o evento também ofereceu diversos atrativos culturais. Foi um final de semana inteiro em contato com a natureza!

casamento ar livre rj

Foto: Marcos Estrella

Nossa enorme área verde foi aproveitada por paisagistas convidados, que montaram projetos para exibir arranjos criados por produtores da região. Os visitantes puderam circular pelos espaços, obtendo ideias e informações sobre paisagismo.

casamento ar livre rj

Um dos ambientes projetados por paisagistas em nosso gazebo. Foto: Marcos Estrella

Já a programação cultural incluiu oficinas de arranjos florais, paredes verdes e origami. Além disso, também ocorreram palestras sobre temas envolvendo paisagismo e ecologia. Também foram realizadas visitas guiadas aos sítios e chácaras de Guaratiba. Claro que o sítio Burle Marx, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), não ficou de fora!

Os participantes do evento também não deixaram de passar pela área de restaurantes. Ali, provaram as delícias da tradicional culinária dos polos gastronômicos de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, famosa pelos pratos de frutos do mar.

Estamos na torcida pela próxima edição do evento.

casamento ar livre rj

Foto: NA Vídeos

Guaratiba: a vocação produtora

A produção de plantas ornamentais em Guaratiba começou por volta da década de 50. Foi nessa época que o conceituado paisagista Roberto Burle Marx construiu na região um sítio, que hoje é referência mundial em pesquisa no tema.

Atualmente, Guaratiba vem recebendo reconhecimento como a grande produtora de plantas ornamentais do Rio de Janeiro. Também é a principal fornecedora para distribuidores de estados como São Paulo e Minas Gerais.

Jardins do Rio é uma iniciativa do Polo de Plantas Ornamentais, que integra o Programa POLOS DO RIO, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, da Prefeitura do Rio.

Por Katryn Dias
Fotos Marcos Estrella / NA Vídeos
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][us_gallery ids=”5418,5417,5416,5415,5414,5413,5412,5411,5410,5409,5408,5407,5406,5405,5403″ columns=”5″ indents=”1″][/vc_column][/vc_row]

Conheça o nosso espaço de festas

Instagram